top of page
20130506_161423.jpg

História

Uma escola de Artes era o grande sonho dos artistas de Taubaté que não tinham um espaço próprio para demonstrar seus talentos e principalmente, compartilhar seus conhecimentos artísticos.

A ideia da criação de uma escola de Artes (a princípio, uma escola de Música) foi do músico Yves Rudner Schimidt, que procurou a Vereadora Judith Mazzela Moura e juntos trabalharam para que a ideia virasse realidade.
Em 26 de dezembro de 1967, o então prefeito Jaurés Guisard assinou o Decreto de Criação , dando inicio a realização do grande sonho dos artistas.
A Escola não iniciou suas atividades imediatamente a assinatura do decreto. Demorou um tempo para começar a funcionar realmente. A primeira e única secretária da escola foi Maria do Carmo Pinto Guimarães e a primeira e única secretária oficial da escola foi maria Anna Braz Ferreira, a "Anita". (depois dela o cargo de secretária foi extinto) e o primeiro professor foi o professor Teodoro Lucci.
A Escola teve início na Rua Marques do Herval, passando depois para a Praça Santa Terezinha, Avenida Dr.  Jorge Winther e depois Avenida Tiradentes, onde permanece até hoje.
O primeiro Corpo docente da Fêgo Camargo era formado por grandes nomes da nossa cultura, como Elpídio dos Santos, Anderson Fabiano, José Demétrio, Maria Luppi, Uda Bittencourt, entre outros.
Inicialmente, a escola contava apenas com as áreas de música , dança e artes visuais . Posteriormente foi inserido o curso de artes cênicas.
O nome da escola foi dado em homenagem a Segesfredo Camargo, o Fêgo (importante Músico de Taubaté), por meio de Decreto, em novembro de 1971.
A Escola Fêgo Camargo é especializada no ensino profissionalizante em Artes, mas inicia seus ensinamentos com crianças a partir dos 07 anos de idade, direcionado-as até que cheguem ao técnico. Atende a população em geral , em qualquer idade, desde que tenham as aptidões artísticas necessárias , comprovadas através de testes específicos , aplicados pelos professores da escola.
Desde a sua criação, a escola tem cumprido a sua função com seriedade e maestria. Foram muitos sonhos e desafios. Os dirigentes, professores, funcionários e alunos, em busca de ideais artísticos fazem dessa instituição um espaço único de educação, cultura e expressão artística.

bottom of page